Betzaida Mata

Sobre o livro: “É preciso muita coragem para chegar ao fundo do mar.” Mas não só coragem. É preciso saber esperar, amadurecer e, ao mesmo, tempo caminhar. O FUNDO E A LUZ é uma narrativa poética que conta a jornada de Carol do escuro espaço de debaixo da mesa até as profundezas do mar, em busca de algo que, somente depois de tentativas, erros e inevitáveis frustrações ela encontrou. Era um tesouro guardado no lugar mais óbvio, bem debaixo de seu nariz, mas ela não conseguia enxergar. Somente o tempo — o amadurecimento que a vida exige de nós — permitiu o encontro e acendeu a única vela capaz de nos manter fora de qualquer escuridão, até mesmo aquela que mais nos mete medo. Betzaida Mata, na voz da protagonista, conduz o leitor em um mergulho no silêncio e na escuridão, iluminada pela essência de alguém que caminhou no terreno “onde as coisas ora são, ora não são mais” para descobrir: quando temos certeza de nossa compreensão, estamos enganados. Só existe escuridão onde não acreditamos haver luz. (Ora! Então, acredite.) Ana Luiza Libânio

Sobre a autora: Betzaida Mata nasceu em Campinas-SP, em 1977, vive em Belo Horizonte desde 1979, onde é professora no Ensino Médio. É graduada e mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Escreve romances, contos e crônicas. O FUNDO E A LUZ é seu primeiro livro publicado e recebeu uma menção honrosa em 2010 nos Prêmios Literários Cidade do Recife — categoria romance.