Davi Cavalcante

Sobre o autor: Davi Cavalcante de Sousa é formado pela Universidade Federal de Alagoas, com pós-graduação em América Latina. Atualmente, é mestrando pela USP.

Sobre a obra: A história transcrita nesse livro acompanha um recorte da primeira prisão política de Gilberto Tanos Natalini (atualmente, vereador pela cidade de São Paulo) e sua transição de vida ligada a alguns fatos históricos do período de Ditadura Militar no país. O livro se inicia em 1972, terminando em 2015 com uma entrevista realizada com Natalini. A narrativa intercala uma linha do tempo com documentos que comprovam os fatos transcritos neste livro, coincidindo alguns acontecimentos históricos com a sua vida política.

Ao reviver um fato histórico e organizar materiais para reproduzir essas lembranças, que são inseridas em sociedade, trabalha-se para a construção de uma memória coletiva, mantendo vivo o reconhecimento das lembranças de um período que marcou a sociedade brasileira e diversas vidas que fizeram parte desses acontecimentos.

O propósito da pesquisa foi realizado com o intuito de priorizar a História oral e o resgate da memória como fonte para analisar um acontecimento histórico.