Dayvton Almeida

DAYVTON ALMEIDA

O escritor pernambucano Dayvton Almeida – O Ser Poeta é um artista com forte atuação cultural, diretor de Teatro, radialista, e autor de 11 livros já editados. Dayvton é Membro fundador da Academia Morenense de Letras e Artes – AMLA, e será empossado como membro imortal correspondente da ALUBRA – Academia Luminescência Brasileira, ocupando a cadeira número 118 cujo patrono é Pio Lourenço Corrêa.

——–

SOBRE A OBRA:

Na comédia teatral ‘O CASAMENTO DE FUDÊNCIA – UMA PIADA DA VIDA REAL’, Dayvton Almeida explora o universo popular da literatura de cordel para dar vida a personagens famosos da cultura brasileira como o coronel, o padre, o beato, os fiéis e os valentões. Com a narrativa ambientada na cidade nordestina de Pipas, o leitor irá acompanhar as artimanhas de Fudência, que em busca do prazer carnal, cria estratégias para despistar seu pai, o famoso coronel Zé da Peixeira, virando a cidade toda de cabeça para baixo.

Em “O Casamento de Fudência – Uma Piada da Vida Real”, há uma sutil crítica aos costumes sociais e os significados das cenas e atos vão além do texto e desdobram-se em um Nordeste revela-se que é lugar de fala, pois não importa só o que é dito, mas como é dito, fazendo-se um importante registro da oralidade. O livro traz um glossário com palavras e expressões típicas da região, com um sabor burlesco à moda popular e o enredo de uma comédia que nos é familiar.