Francisco Orban

FRANCISCO ORBAN

Francisco Orban é um experiente poeta lírico por excelência, que ilumina e transfigura o cotidiano. Sua temática oceânica, onde o mar é muitas vezes metalinguístico, abraça amores reais e imaginados na noite misteriosa, sem jamais abandonar o ânimo de celebração.

A obra poética de Francisco Orban abarca diferentes fases do autor, reunindo textos antigos e recentes, onde predomina a sensibilidade apurada de quem navega os mares da vida e do ser humano.

——————-
Sobre a Obra:

‘No país dos estaleiros’ é uma obra poética de grande beleza lírica, abarcando em sua totalidade vinte e cinco anos da poesia do autor Francisco Orban. Sempre amparado pela água salgada, pelos ventos e pela ferrugem do cais, o experiente poeta do mar navega, confiante em seu aguçado sentido da natureza, por oceanos ora metalinguísticos, ora literais e cósmicos.

Os poemas, que falam de amores reais e imaginários, trazem além da unidade de estilo e temática, uma rara continuidade qualitativa, e estão organizados em forma cronólogica inversa, aproximando a leitura ao tempo presente. ‘No país dos estaleiros’ revela o dom da palavra em ação, traçando em oito movimentos o coerente percurso de um quarto de século de inspiração.