Francisco Ubaldo Vieira

FRANCISCO UBALDO VIEIRA

FRANCISCO UBALDO VIEIRA é um poeta sábio e experiente. Nascido em 1935, no interior de Minas Gerais, foi um menino da roça entre os vizinhos, primos e primas, cujas atividades consistiam em caçar passarinhos, nadar nos ribeirões, pescar e caçar. Ainda aos dezenove mudou-se para Santos, onde formou-se em Letras e reside até hoje, tendo acumulado vivências pessoais e profissionais, especialmente nas áreas de agricultura e petroquímica.

A merecida aposentadoria trouxe ao escritor o tempo para, enfim, revisar antigos escritos e publica-los. Francisco é um contador de histórias, ou ‘causos’, despreocupado com estilo e correntes literárias, que traz temas sociais e regionais, sua gente simples. Influenciado por Fernando Pessoa e Charles Baudelaire, o poeta arremata: “Minha assinatura como escritor, sou eu como pessoa. Tudo o que fiz, faço ou venha a fazer, assino embaixo. Sou apenas aquilo que me tornei.”

——

SOBRE A OBRA:

‘CHAPÉU DE PALHA’, do autor Francisco Ubaldo Vieira, é uma obra que resgata a tradicional arte do contador de histórias, dom que reflete a cultura de seu tempo e reafirma sua continuidade. Nos contos mesclam-se personagens reais e fictícios: o homem simples, o migrante em busca de vida nova, seus amores, sonhos e devaneios.

Em sua prosa generosa, o escritor revela maestria na oficina de encontros da vida, resolvendo as tragédias com simplicidade surpreendente, evocando o perdão, o abraço, a tolerância. ‘Chapéu de Palha’ possui uma humanidade que emociona, ao nadar contra a correnteza por um final feliz, e ao retratar a busca do artista por dar um sentido mais profundo à vida.