José Carlos Peliano

Sobre o autor: José Peliano é economista, com versos e histórias escritos desde menino. O autor já publicou livros de poesia e economia, além de participações em antologias. Escreve nas mídias sociais sobre economia, política e cultura no blog Janela de Poemas. É membro do Conselho Federal de Economia do Rio de Janeiro, da Associação Nacional de Escritores de Brasília e da Sociedade Lewis Carroll do Brasil, em São Paulo.

As primeiras publicações vieram com “Passagem de Nível”, em 1979, e em 1983, com “A faca no ar”. Os inéditos de poesia “Tetraedro” e “Águas Emendadas” foram publicados em 1993, rendendo menções honrosas no Prêmio Jorge de Lima de Poesia, União Brasileira de Escritores (UBE); Em 1994, “Vadândora” recebeu o primeiro lugar no Prêmio Jorge de Lima de Poesia, UBE, do mesmo ano. “Dois Oceanos, de 1998, recebeu 1º lugar da Bolsa Brasília de Produção Literária, Brasília, 1998. Publicou também “Automação e trabalho na empresa automobilística”, em 1987, e “Acumulação de trabalho e mobilidade do capital”, em 1990, na área de economia.

José Peliano estreia na narrativa longa com “Degrau por degrau”, que será publicado com a Kazuá em 2017.

Sobre a obra: O romance conta a história de três rapazes molestavam suas colegas de classe e escola de maneira constante e desrespeitosa. O pano de fundo é a história real de um ataque dos rapazes à menina, que invadem sua casa e provocam sua queda escada abaixo, degrau por degrau, causando-lhe paraplegia e lesão cerebral irreversível. Decorridos dois anos sem que a justiça fosse feita nem que providências policiais fossem tomadas, os pais da vítima, ainda abalados emocional e psicologicamente, resolvem reagir e tomar uma atitude.

A narrativa é contada a partir da figura de Tino, personagem principal, nada convencional, sertanejo de poucas palavras, com uma característica bastante peculiar, ele é um homem que mata. Um matador, mas com critérios próprios. A trama passa a ser centrada e desenvolvida em sua vida, os casos que escolhe assumir e a maneira com a qual resolve cada um deles.

Quando menos se espera o leitor já está envolvido na trama criada e em meio a todos os personagens que a compõem, ávido por descobrir o rumo e o desfecho desse incrível suspense.