Júlio Machado

JÚLIO MACHADO

O autor JÚLIO MACHADO é poeta mineiro de Pouso Alegre, e já viveu em muitos lugares em seus quarenta anos. De Paris a Benjamin Constant, no interior do Amazonas, de São Paulo a Belo Horizonte e Salvador, até fixar-se em Niterói no Rio de Janeiro, onde atualmente é professor de Literaturas Africanas na Universidade Federal Fluminense.

Formado em Letras, Júlio Machado é Mestre e Doutor em Literatura Comparada. Premiado em várias ocasiões, recebeu, entre outros, os prêmios Xerox/Livro Aberto e Nascente (USP/Editora Abril), ambos de poesia. Como dramaturgo, escreveu peças encenadas por trupes teatrais. Em sua obra poética transparece a experiência múltipla como escritor, sempre em um intenso trabalho de depuração criativa.

——–

Sobre a Obra:

A obra ‘O QUINTAL E O MUNDO’ do autor Júlio Machado traz uma poesia que dialoga diretamente com autores e sábios de diversas épocas, homenageando grandes poetas, figuras históricas e bíblicas, cientistas famosos e até mesmo cineastas contemporâneos. Dividido em duas partes, o livro revela ao longo de seu hábil percurso poético uma multiplicidade primorosa de temáticas e um jogo cativante de contrastes e espelhamentos.

A primeira parte, ‘O Quintal ou do Gênesis revisado’ remete principalmente a Tolstói, e a segunda parte, ‘O Mundo ou Poemas para Depois da Queda’ reflete a obra de Shakespeare. O constante diálogo entre opostos ou complementares, revela-se desde a reflexão entre pessoal e universal, vida cotidiana e reflexão filosófica, individual e coletivo, até entre o tempo presente e o passado, entre ser humano e natureza, ou entre arte erutida e arte popular.