Teresa Teixeira

Sobre a autora: 

Teresa Teixeira (nome artístico de Maria Teresa da Silva Teixeira Pinto) é administradora, pedagoga com mestrado em Gestão de RH e especializações em Gestão Ambiental e Educação e Filosofia da Religião. Poeta, organizadora de eventos culturais, é natural de Porto, Portugal. Viveu na Rússia e na Bélgica. No Brasil há mais de trinta anos, viveu em São Paulo, Maringá (PR), agora vive em Santos-SP. Foi Gerente de Turismo da cidade de Maringá, para a
valorização do belo arbóreo do município.

A autora tem contribuições publicadas em antologias, revistas de educação /identidade cultural e língua portuguesa. Organiza eventos sobre Fernando Pessoa (em especial na celebração de seu nascimento), ministra oficinas literárias e é colaboradora junto à coordenação do Grupo Literário Café com Letras, mantido pela Ambep, e do Projeto Outras Palavras da ONG TamTam, na cidade de Santos. Participa de grupo de Haicais. Colabora com as festividades anuais do Dia de Portugal (evento do calendário oficial do município).

Publicou, pela Kazuá, a obra Portugal em poesia de imagens, que reúne as imagens fotográficas de seu país de nascimento, pelas lentes de Joanna Rocha. Agora, em 2017, lança seu segundo livro pela editora, Casa das Memórias Portuguesas, um, no qual foi responsável pela organização dos textos de diversos autores que escrevem sobre suas memórias e vivências de Portugal.

 

Sobre as obras

Casa das Memórias Portuguesas, um, organizado por Teresa Teixeira, é o primeiro capítulo de uma coletânea de textos que registram situações pitorescas, especiais, das lembranças de emigrantes portugueses sobre sua terra natal. Em alguns casos, as narrativas são de autoria de filhos ou netos, que guardam memórias dos antepassados. Todas fazem referência a um espaço-tempo português e, em muitas delas, o leitor (re) conhecerá traços culturais de uma ou outra região do país. Neste livro, muitos encontrarão respostas às questões sobre seus antepassados – pais, avós e outros. Os próprios autores puderam perceber com maior nitidez a força da narrativa na expansão de suas marcas. Os textos são de autoria de:

  • Cristiane Kovacs Cardoso
  • Eunice Tomé
  • Gisele Dias da Fonseca
  • Helô Cardoso
  • Ilídio Costa Barros Teixeira
  • Margarida Teixeira Possato
  • Otília Lucas Jorge
  • Patrícia Teresa Lucas Jorge
  • Rogério Wagner Pereira
  • Silvio Antonio Correia Almeida

Portugal em poesia de imagens é um livro de natureza dupla – que une memórias e olhares – a mística da alma lusitana desde os atos históricos aos cotidianos. O olhar vem pelas lentes da fotógrafa Joanna Rocha, e a significação que as palavras testemunham vem por linhas cheias de letras dos poemas de Teresa Teixeira.

Esta proposta, unificadora das artes, nos oferece, com precisão, uma oportunidade para a expansão do conhecer, ou reconhecer, um determinado tipo de nostalgia – a que guarda pelas palavras, as sensações de um nascer em terras por onde o rio encontra o mar. Hoje, apesar de não mais em Portugal, ainda encontra nos canais da vila velha do Brasil – Santos, em dias de ventos favoráveis, as crianças chorarem o brincar de ontem. 

São vivências que trocam olhares criando um terceiro, aquele que oferece este livro – um relicário da alma em versos, sons, imagens – vidas.