Dayvton Almeida apresenta “O Casamento de Fudência” durante feira de literatura independente de Moreno – PE

18/08/2017

O idealizador do projeto “SER POETA”, o escritor e poeta pernambucano Dayvton Almeida lança seu novo livro “O Casamento de Fudência”, no próximo dia 25, a partir das 15h, durante a II FELICIDADE – Feira de Literatura Independente da Cidade de Moreno, da qual Dayvton é um dos organizadores.

A Feira acontece de 25 a 27 de agosto, na Praça da Bandeira, na cidade de Moreno, em Pernambuco, e contará com participação dos escritores Silverio Pessoa, Raimundo Carrero, Cleopatra Melo, Bel Aquino, Célia Di Oliveira, Nildo Barbosa, Lepê Correia e vários outros nomes da literatura de diversos estados brasileiros.

O evento também terá a apresentação de grupos culturais, programação infantil com Fátima Marinho, oficinas, recitais e diversas atrações do cenário musical pernambucano, como Carol Ribeiro, Rodrigo Fernandez, Delamancha, Raciocinio Suburbano e Autores do Regresso.

Essa junção de literatura, arte, cultura e pensamentos é um grande momento de expressão cultural na cidade.


Na comédia teatral “O CASAMENTO DE FUDÊNCIA”, Dayvton Almeida explora o universo popular da literatura de cordel para dar vida a personagens famosos da cultura brasileira como o coronel, o padre, o beato, os fiéis e os valentões. Com a narrativa ambientada na cidade nordestina de Pipas, o leitor irá acompanhar as artimanhas de Fudência que, em busca do prazer carnal, cria estratégias para despistar seu pai, o famoso coronel Zé da Peixeira, virando a cidade toda de cabeça para baixo.

Em “O Casamento de Fudência – Uma Piada da Vida Real”, há uma sutil crítica aos costumes sociais e os significados das cenas e atos vão além do texto e desdobram-se em um Nordeste tradicional, pois não importa só o que é dito, mas como é dito, fazendo-se um importante registro da oralidade da região. O livro traz um glossário com palavras e expressões típicas da região, com um sabor burlesco à moda popular e o enredo de uma comédia que nos é familiar.