Marcos Vieira apresenta na próxima terça-feira o livro ‘Manual de sobrevivência no Metrô’ no Espaço Cultural Kazuá

08/12/2017

Qual paulistano não tem (várias) histórias para contar sobre sua vivência no túneis de metrô da maior cidade da América Latina? O meio de locomoção de grande parte da população de São Paulo gera aos seus usuários sentimentos variados, entre irritações, situações desagradáveis e encontros inusitados.

Marcos Vieira demonstra toda sua habilidade em relatar algumas dessas histórias no livro Manual de sobrevivência no Metrô, que será lançado na terça-feira, dia 12, no Espaço Cultural Kazuá, próximo ao… Metrô Santa Cecília. O evento começa às 16h e vai contar com venda da obra, sessão de autógrafos e apresentações musicais.

O livro propicia aos leitores um embarque na viagem de Teobaldo Silva (Seu Toba) da zona leste até seu local de trabalho, passando pelas estações que vão conferindo nome aos capítulos desta obra bem humorada e de escrita fluída.

Segundo Camila Domingues, autora de uma das orelhas do livro:

“Desprendido de qualquer estética literária, o Manual de Sobrevivência no Metrô é um livro humorístico que configura fielmente o cotidiano caótico de quem depende deste meio de transporte na cidade de São Paulo. Teobaldo Silva narra, de forma perspicaz e bem humorada, sua estressante experiência no seu trajeto para o trabalho. “

O professor e autor da Kazuá, Edner Morelli, por sua vez, define a obra de Marcos na contracapa de cada exemplar a partir de seu título e da capacidade de cronista do cotidiano que marca a escrita do jovem paulistano.

“Ao lermos Manual de Sobrevivência no Metrô, estamos diante de uma primeira provocação: a palavra manual nos remete a algo técnico, de base científica. Aqui, o manual possui outros ares semânticos: é um mergulho profundo no microcotidiano das relações humanas de base pós-moderna. O livro, em estilo rápido, fluido, em que a simplicidade ajeita-se como uma qualidade de estilo entremeando a crônica e o jornalismo”

Leitura indispensável para todos que, como define o poeta Yuri Dinalli “chacoalham pelas linhas de metal”, Manual de sobrevivência no metrô é uma obra para saborear entre as estações subterrâneas de São Paulo ou qualquer outra grande cidade.


MARQUE NA AGENDA


O QUÊ: Lançamento do livro Manual de sobrevivência no Metrô, de Marcos Vieira

QUANDO: Dia 12/12, terça-feira, a partir das 16h

ONDE: Espaço Cultural Kazuá – Rua Ana Cintra, 26 – Campos Elíseos, São Paulo/SP

COMO: Entrada grátis, venda do livro, sessão de autógrafos e apresentações musicais